segunda-feira, 21 de março de 2011

Pará Pai D'égua !

Passei a semana pensando o que escrever na próxima postagem. Pensei em "Pecados", mas não tenho embasamento para um tema tão polêmico. Pensei em falar sobre os "Mistos do Futebol", mas meu público não permite no momento. Resolvi, em cima da hora, escrever sobre meu querido e multicultural estado.
Conheço pouco meu Pará, mas me sinto seguro em falar sobre ele. Já viajei para vários pontos dele, sul e sudeste, norte e nordeste e oeste paraense. Me encanto em conhecer um pouquinho o meu povo e da cultura em cada cidade que visito.
No Sul e Sudeste já visitei Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás, São Geraldo do Araguaia e Jacundá. A região dos imigrantes, atraídos pelo minério, pelas "terras sem lei", pelo "Eldorado" em Serra Pelada, da Guerrilha do Araguaia e da Serra das Andorinhas em São Geraldo.
No Oeste, conheci Santarém, Óbidos e Oriximiná. Região do Baixo Amazonas, onde também se encontram os rios Tapajós e Trombetas. Lugar de lindas paisagens, como o encontro das águas barrentas do Amazonas com a escura do Tapajós, dando apelido a Santarém de Pérola do Tapajós. Em Óbidos pude presenciar um povo animado, responsável e religioso, acompanhando as festividades de Sant' Ana pelas ruas históricas dessa senhora cidade de 314 anos e que foi o berço de Inglês de Souza, grande escritor paraense. Oriximiná é uma cidade simpática e calma, onde dois esportes predominam, o futebol e, supreendentemente, a corrida de cavalos.
No Norte e Nordeste, fui a Abaetetuba, Vigia de Nazaré, Salinópolis, Bragança, e moro na Cidade das Mangueiras. Em "Abaeté" (como é conhecida Abaetetuba) pude conhecer o peculiar sotaque com influência francesa e que virou marca do abaetetubense e por que não do paraense, né mano? Na Vigia uma cidade linda, com um centro histórico interessante, foi a primeira cidade do estado(juntamente a Belém) e tem um dos carnavais mais animados , que sá do Brasil. Bragança(Ajuruteua) e Salinas(Salinópolis) com suas praias encantam quem às visita.
Como deu para notar faltou Belém, pois é, mas esta é especial. Belém não se trata de qualquer cidade, pois Belém é a cidade. Pensando bem, sou suspeito para falar de "Manga City", então não vou falar, só vendo e tirando suas próprias conclusões.
Das regiões do meu Pará, só a do Marajó não conheço, mas tenho a certeza que não são somente os búfalos que fazem a beleza da maior ilha fluvial do mundo.
você que ainda não veio ao Pará, saiba que não perderá nada ao visitar. Você que mora no Pará e é daqui, valorize o que está ao seu alcance, nossa cultura, o povo, a musicalidade, nosso patrimônio natural e histórico, faz parte de suas origens.
AH ! Peço desculpas aos remistas pelo plano de fundo, mas meu amor pelo maior do norte é maior que minha imparcialidade. 

3 comentários:

  1. tu nem falou da tua terra natal, Codó...

    cara muito bom o post...

    ResponderExcluir
  2. Égua!faltou Tomé-Açu!deixastes de fora minha cidade(super importante,diga-se de passagem)hum-hum!Tirando isso está ótimo!

    ResponderExcluir